quarta-feira, 22 de março de 2017
Bíblia sagrada
Bíblia é a sagrada escritutra, o conjunto de livros do Antigo e do Novo Testamento, que contém as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos. Do grego "biblion", que significa "livro", "rolo". A palavra Testamento (em hebraico "berith") significa aliança, contrato, pacto.
A Bíblia judaica é chamada de Velho Testamento pelos cristãos. A primeira Bíblia conhecida pelos cristãos foi a judaica, na qual vêm a profecia da vinda de Jesus. A Bíblia judaica era conhecida em duas formas pelos cristãos antigos: a original em hebraico e a tradução grega conhecida como Septuaginta.
A Bíblia foi escrita em três línguas: hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento foi escrito maioritariamente em hebraico e algumas partes em aramaico, enquanto o Novo Testamento foi escrito em grego.
O Antigo Testamento é composto pelo Pentateuco, Livros Históricos, Livros Poéticos e Livros Proféticos. O Novo Testamento é formado pelos Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas, e o Apocalipse.
A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos e já foi traduzida em mais de 2 000 idiomas.
O primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, foi escrito por volta de 1 445 a.C. e o último livro, o Apocalipse, foi escrito por volta de 90 a 96 d.C. A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 homens, em um período que totalizou cerca de 1 600 anos.
Para os católicos, a Bíblia é composta por 73 livros divididos em 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Para os protestantes, a Bíblia tem 66 livros, 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.
O Antigo Testamento possui 39 livros que relatam histórias relacionadas à criação do mundo e todos os acontecimentos que se seguiram até aos anos 445 a.C. No seu último livro (Malaquias), fala sobre a vinda do Messias.
Dentre os inúmeros livros apócrifos (que não foram escritos por inspiração divina), existem 7 livros sagrados reconhecidos pela Igreja Católica que não constam no Antigo Testamento da Bíblia cristã: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque.
O Novo Testamento possui 27 livros que apresentam a história de Jesus Cristo, englobando acontecimentos durante sua vida e após a sua morte. Os Atos dos Apóstolos narram a história mais antiga da Igreja, enquanto os quatro Evangelhos retratam, de formas diferentes, a vida de Jesus. O Novo Testamento contém também as cartas de São Paulo, entre outras.
No final do Novo Testamento, está o Livro do Apocalipse, que descreve o fim do mundo e a Segunda Vinda de Jesus, onde todos seriam julgados e o governo justo de Deus viria à Terra.
No sentido figurado, a palavra bíblia é empregada para designar um livro de extrema importância, que contém as informações relevantes sobre determinada área do conhecimento, por exemplo: "Bíblia da Administração Financeira" , "Bíblia do JavaScrit".
O que é fé?
O QUE AS PESSOAS DIZEM:
Para muitos, a pessoa que tem fé simplesmente aceita alguma coisa sem ter provas. Por exemplo, uma pessoa pode dizer: “Eu acredito em Deus”. Se perguntassem a ela: “Por que você acredita em Deus?”, ela talvez respondesse: “Foi isso o que me ensinaram desde criança.” Em casos assim, parece que não há muita diferença entre ter fé e acreditar em tudo o que ouve.
O QUE A BÍBLIA DIZ:
“A fé é a firme confiança de que virá o que se espera, a demonstração clara de realidades não vistas.” (Hebreus 11:1) Para a pessoa ter uma confiança firme, ela precisa de fortes motivos. Na realidade, “firme confiança” vem de uma palavra que significa mais do que um sentimento ou pensamento positivo. Por isso, fé é ter certeza de algo que se baseia em provas.
‘As qualidades invisíveis de Deus — isto é, seu poder eterno e Divindade — são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas.’ — Romanos 1:20.
Por que é importante ter fé?
O QUE A BÍBLIA DIZ:
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente.” — Hebreus 11:6.
Como já mencionado, muitos acreditam em Deus porque foram ensinados assim desde criança. Talvez digam: ‘Eu fui criado assim.’ Mas Deus quer que as pessoas que o adoram acreditem mesmo que ele existe e que as ama. É por isso que a Bíblia deixa bem claro que precisamos nos esforçar para nos aproximar de Deus. Isso vai nos ajudar a conhecê-lo de verdade.
Subscrever:
Comentários (Atom)
-
O QUE AS PESSOAS DIZEM: Para muitos, a pessoa que tem fé simplesmente aceita alguma coisa sem ter provas. Por exemplo, uma pessoa pode dizer...
-
Todos nos devemos olhar nem nosso redor e não ficar indiferente ao ver tanta criança se distanciando da Glória de Deus. Porque esta escrito:...
-
Soteriologia é a disciplina teológica que trata da salvação. Seu nome deriva do grego “sotería” (salvação) + “logía” (estudo). Na teologia ...